Destaque, Dicas, Dicas Intemporais

Descobre facilmente a quem pertence um número de telefone ou telemóvel

Receberam chamadas desconhecidas sem saber de quem é o número de telefone? Felizmente, é fácil saber a quem pertence este número de telefone graças a serviços e apps grátis, autênticas bases de dados de números de telefone e telemóvel.

Temos aqui as melhores alternativas e métodos fáceis para descobrir a quem pertence um número de telefone. Existem formas de alcançar este fim, as quais podem ser resumidas em 3 formas conforme a sua eficácia.

A saber:

  • Websites para pesquisa de números de telefone
  • Apps (Android e iOS) que permitem descobrir a quem pertence um número de telefone
  • Listas disponibilizadas pelas principais operadoras móveis em Portugal

Sites de pesquisa de número de telefone

  • Ligaram-me
  • Quem me liga?
  • Informações-número
  • Tellows
  • Sync.me

Os vários websites acima indicados cumprem o mesmo propósito de saber de quem é este número de telefone, com grafismo e interface diferente, mas um resultado similar. Basta digitar o número a investigar para iniciar a busca.

Se o número já existir podem indicar o nome da pessoa / entidade em questão. Assim, em futuras pesquisas do número os utilizadores já saberão quem é que o autor da chamada.

Apps e identificadores de chamada

1. A Sync.ME é uma Caller ID app.

O propósito principal é a identificação de chamadas, através da recolha de dados a partir das redes sociais, como Facebookou LinkedIn.

O conceito é simples. Instalamos a app no nosso smartphone Android ou iOS (iPhone), e em seguida começa a indexar os nossos contactos e a cruzar a informação com as redes sociais para completar as informações.

Após a operação a Sync.Me proporcionar estas funções:

  • Identificação de chamadas e SMS (números desconhecidos).
  • Classificação de chamadas como SPAM (útil para os insistentes do Telemarketing).
  • Sincronização com redes sociais (incluindo foto de perfil).
  • Blacklist (lista negra) de contactos.
  • Lembrete de aniversários com cartões personalizados.

Podem instalar no smartphone iOS ou Android, a forma mais fácil de saber a quem pertence este número de telemóvel.

A ferramenta também pode ser utilizado no computador, basta aceder ao site oficial. Por fim, podem encontrar informações detalhadas sobre o Sync.me neste artigo.

2. A CallApp é um identificador de chamadas.

A app faz uma correspondência entre o número de telefone e o contacto armazenado na base de dados da empresa. Assim, pode procurar até 3 mil milhões de números. O funcionamento é muito semelhante ao Sync.me.

A aplicação do CallApp permite as seguintes funções:

  • Identificação de chamadas e SMS (números desconhecidos).
  • Classificação de chamadas como SPAM (útil para os insistentes do Telemarketing).
  • Sincronização com redes sociais (incluindo foto de perfil).
  • Blacklist de contactos.
  • Gravação de chamadas de voz.

A aplicação está disponível apenas para Android. A ferramenta pode ser usada no computador através do site oficial.

3. O TrueCaller funciona como uma aplicação cuja funcionalidade é identificar chamadas desconhecidas.

Sucintamente, o TrueCaller diz quem realiza a chamada, onde quer que estejas. É uma das melhores maneiras de descobrir a quem pertence um número de telemóvel.

A utilização desta aplicação é simples. Basta instalar a app e seguir as indicações dadas no teu telemóvel Android e / ou iOS (iPhone). A partir daí receberão alertas e as chamadas de contactos não gravados serão identificadas.

A app TrueCaller proporciona as seguintes funcionalidades:

  • Identificação de chamadas e SMS (números desconhecidos).
  • Classificação de chamadas como SPAM (útil para os insistentes do Telemarketing).
  • Sincronização com redes sociais (incluindo foto de perfil).
  • Blacklist de contactos.

Por fim, podem instalar no smartphone iOS ou Android. A ferramenta também pode ser utilizado no computador pelo site oficial.

Listas como as Páginas amarelas ou Serviço 118

As Páginas Amarelas mantêm a sua utilidade e incluem vários contactos das empresas portuguesas. Através destas conseguimos ainda ter acesso à morada e contacto telefónico de inúmeros serviços e empresas.

Portanto, caso tenham curiosidade em pesquisar, podem aceder à página oficial.

As operadoras em Portugal também podem ajudar

O Serviço 118, usa como base, a lista de clientes da MEO, NOS e Vodafone Portugal enquanto principais operadoras. Permite pesquisar por nomes, moradas e contactos telefónicos. Tal como as Páginas Amarelas, podes ter acesso às restantes informações da empresa/entidade.

Portanto, se ainda não conhecem este serviço, podem tirar partido do mesmo através da página oficial.

É importante sabermos quem nos ligou

Podem ser meras tentativas de nos “roubar”, não apenas dinheiro, mas até a identidade. Nos últimos anos, o número de chamadas fraudulentas aumentou drasticamente e não saber quem está do outro lado da linha aumenta as hipóteses de ser vítima de fraude.

Também pode ser alguma brincadeira que chateia e aborrece desnecessariamente, atrapalhando nas tarefas do dia a dia. Torna-se incómodo e amiúde optamos por mudar de número, o que pode ser uma solução extrema e trabalhosa.

Até recentemente era quase impossível saber a quem pertence certo número telefónico, se não tivesses guardado nos contactos. Atualmente, porém, existem diversas aplicações e sites que te podem ajudar.

Podem assim receber a identificação do remetente e inclusive bloquear as chamadas do mesmo.

Protege a tua privacidade

Uma questão importante é a nossa privacidade. Aos instalar qualquer uma destas aplicações, será pedida uma autorização para aceder à lista telefónica, que será guardada e sincronizada nos servidores. Dessa forma, as informações são processadas e o sistema cruza os dados com as restantes listas telefónicas do serviço.

O sistema utiliza inteligência artificial e tecnologia preditiva para estabelecer padrões e leitura de dados, conseguindo assim corresponder nomes e números. Estas aplicações conseguem ainda “detetar” a entidade, por sistemas mensagens como o WhatsApp, Vibere outros.

Por fim, porque a privacidade e segurança são cruciais, descobre os 10 sinais que indicam se o teu telemóvel está a ser espiado e ainda podes ver como bloquear números de telefone indesejados e anónimos.