Apple, Notícias

Programador une a Siri ao ChatGPT e os resultados são incríveis

siri chatgpt apple CoopTec A Tua loja de Informática

As assistentes virtuais, badaladas durante anos a fio como o último grito da tecnologia, mais não são que uma nota de rodapé na produtividade que retiramos dos nossos smartphones. Ainda que alguns exemplos estejam acima dos demais, veja-se a superioridade da Assistente Google face à Alexa da Amazon, Bixby da Samsung e sobretudo face à Siri da Apple.

Uma realidade exacerbada pela falta de suporte para idiomas como o português de Portugal em alguns destes casos, ou a fluência e capacidades díspares caso escolham o idioma de Camões.

Pois bem, e o que acontece quando um programador descontente com a Siri da Apple decidiu empregar as capacidades da OpenAI e do ChatGPT?

Siri torna-se finalmente útil para os dispositivos Apple e o HomeKit

Siri ChatGPT

Atualmente o potencial pleno das assistentes virtuais pode ser aproveitado quando as usamos sobretudo em inglês. É aí que temos a maior fluência nas respostas, capacidades de ação, entre outras vertentes.

Aí sim, as assistentes virtuais podem ser autênticas life savers, ou pelo menos agilizar várias tarefas no nosso quotidiano.

Partindo dessa premissa, o programador Marschalko decidiu pegar no “cérebro” da OpenAI, o mesmo motor que alimenta essencialmente o ChatGPT e dotar a Siri de novas capacidades.

Considerando-a atualmente “dolorosamente burra”, o programador decidiu encetar esforços no sentido de a equiparar às maravilhas do ChatGPT, o assunto do momento.

Inteligência Artificial tornou a Siri numa “nova” assistente virtual da Apple

Siri Chat GPT

Tendo estreado em 2022, o ChatGPT só foi recentemente descoberto pelo público geral. Não tardou, porém a explodir em popularidade perante as capacidades deveras incríveis nas suas respostas. É, para todos os efeitos, uma demonstração prática daquilo que a Inteligência Artificial já consegue fazer.

Partindo desta premissa, o programador Mate Marschalko quis unir as capacidades do ChatGPT à assistente de voz da Siri, da Apple. Fê-lo, segundo o próprio, para tornar esta assistente em algo realmente útil, mais inteligente e natural nas respostas.

Capacidade de resposta e fluidez de discurso aumentaram exponencialmente

ChatGPT in an iOS Shortcut — I built the World’s Smartest HomeKit Voice Assistant#siri #homeautomation #openai #homekit #chatgpthttps://t.co/tNyMyBqaGv

— Mate Marschalko (@MateMarschalko) 18 de janeiro de 2023

O vídeo e respetiva explicação foram inicialmente publicados na plataforma Reddit. Entretanto, o programador detalhou o seu procedimento, explicando as várias etapas em que juntou o “cérebro” do ChatGPT à voz da Siri. Foi assim que conseguiu, essencialmente, que esta assistente da Apple respondesse quase como um ser humano.

Sem mais explicações, até porque os resultados captados em vídeo são particularmente ilustrativos, vejamos tudo o que a Siri, finalmente, conseguiu fazer.

Por fim, tal como denota o próprio, esta adaptação da Siri não terá as mesmas salvaguardar contra conteúdo obsceno ou mesmo ilegal. Pese embora o ChatGPT e o seu GPT-3 ter algumas salvaguardas para uso benévolo, podem ser encontrados resultados inusitados, operando aqui um eufemismo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Car é apanhado na estrada com Lei Jun ao volante
  • Logitech lança novas webcams com correção de luz automática
  • Xiaomi pode lançar em breve um Redmi Note 12 4G mais acessível a nível global