Aplicações, Notícias

WhatsApp: 6 novos recursos a caminho que vão agradar a todos os utilizadores

whatsapp eyestetix studio credito unsplash CoopTec A Tua loja de Informática

O WhatsApp é a plataforma de conversação mais popular do mundo, mas enfrenta uma forte competição de outras aplicações como o Telegram.

A Meta não quer perder a liderança nas preferências e prepara já a disponibilização de vários recursos que vão agradar a todos os utilizadores. Estas são seis novas funcionalidades que vão chegar à plataforma, nas suas versões para Android, iOS e Web.

1. Atualização do estado

WhatsApp
A Meta tem vindo a integrar várias novas funcionalidades na plataforma de conversação WhatsApp Crédito:esteticStudio/Unsplash

A atualização do estado com notas de voz é uma das novas funcionalidades do WhatsApp que vai facilitar a vida aos utilizadores. Com este recurso, é possível gravar uma nota de voz e atualizar o estado com esta.

Os contactos do utilizador que estejam autorizados a ver o estado podem reagir a estas atualizações da mesma forma como acontece nas conversas desenvolvidas na plataforma.

Esta é uma funcionalidade que está já a ser disponibilizada, por isso verifica se existe alguma atualização disponível para a versão que usas da aplicação de conversação.

2. Envio de ficheiros de media

Atualmente, os utilizadores apenas podem enviar ao mesmo tempo de até 30 fotos ou vídeos. Mas, em breve, a aplicação vai permitir que sejam enviados de até 100 fotos ou vídeo em simultâneo. Este recurso está já disponível em versões beta da aplicação.

3. Transcrição de mensagens de voz

A funcionalidade transcrição de mensagens de voz permite que o utilizador leia a transcrição de uma mensagem de voz recebida, em vez de ouvi-la.

Este é um recurso bastante útil, sobretudo naqueles momentos em que recebemos uma mensagem áudio e estamos num local cheio de pessoas. A funcionalidade está já a ser testada em ambiente iOS.

4. Modo mãos-livres para a câmara

Atualmente temos de manter o botão pressionado para gravar vídeos no WhastApp, mas com o novo recurso o utilizador mantém as duas mãos livres durante a gravação.

Esta é uma funcionalidade que está na fase beta e que em breve deverá chegar a todos os utilizadores.

5. Agendar chamadas

Este novo recurso vai permitir que o utilizador agende uma chamada WhatsApp num grupo de conversação. Deverá ser especialmente útil para os grupos que incluem colegas do trabalho.

No entanto, esta funcionalidade está ainda em desenvolvimento e só deverá ser disponibilizada em atualizações a meio ou final deste ano.

6. Envio de imagens com qualidade elevada

A plataforma está a trabalhar num recurso que vai permitir enviar as imagens, com a sua qualidade original para outro utilizador.

Este recurso é opcional e, por essa razão, vai ser possível continuar a enviar imagens compactadas que não ocupam tanto espaço no sistema.

Editores 4gnews recomendam:

  • 7 dicas para escolher um bom smartphone
  • Xiaomi 13 Ultra revelado nas primeiras imagens divulgadas
  • Samsung Galaxy S23+ review: grande em tamanho e não só